O que é o skin rot e por que você pode estar danificando sua pele com cosméticos desnecessários?

O que é o skin rot e por que você pode estar danificando sua pele com cosméticos desnecessários?

O skin rot é uma versão cutânea do brain rot, um conceito que descreve o cansaço mental causado pela sobrecarga de informações. Para ajudar a lidar com os efeitos disso, o Método-R oferece o kit perfeito para cuidar adequadamente da sua pele.

Já aconteceu com você? Um amigo compartilha os benefícios dos alfahidroxiácidos. Um influenciador no TikTok recomenda o uso de retinol à noite. Um especialista em beleza no Instagram diz que o segredo para ter uma pele perfeita são os prebióticos. Você leu sobre os efeitos anti-idade dos polinucleótidos, a regeneração celular com exossomos, o poder antioxidante da vitamina C e as propriedades hidratantes do ácido hialurônico. No fim, você acaba criando uma rotina de cuidados que mistura produtos incompatíveis, o que, em vez de melhorar a sua pele, acaba prejudicando-a.

Aline Neumann, criadora do Método-R, deu um nome para esse excesso de cosméticos, que frequentemente combina ativos incompatíveis: skin rot. Segundo ela, esse termo médico descreve o colapso da pele causado pelo uso excessivo de produtos inadequados, resultando em irritação, sensibilidade extrema, ressecamento, descamação, surgimento de acne ou rosácea, manchas e perda de luminosidade. Esse fenômeno ocorre com mais frequência do que imaginamos, especialmente entre os mais jovens, que utilizam cosméticos sem saber se são adequados para o seu tipo de pele ou sem entender os efeitos de acumular diversos produtos.

O skin rot é a versão cutânea do brain rot, que se refere ao esgotamento mental causado pela sobrecarga de informações digitais e tarefas contínuas. Como Aline lembra, “nossa mente precisa de descanso e equilíbrio, e a pele também. Aprenda a ouvir sua pele e evite sobrecarregá-la com excessos. No cuidado com a pele, menos é mais”.

A boa notícia é que o skin rot tem solução, e Aline compartilha cinco passos essenciais para restaurar a saúde da sua pele:

  1. Pausa total: Simplifique sua rotina ao máximo: um limpador suave (syndet), um hidratante e protetor solar. Não adicione mais nada.
  2. Consulte um profissional: Somente um especialista pode determinar o que está acontecendo com sua pele e o que ela realmente precisa.
  3. Eliminação consciente: Avalie cada produto que você está usando e descarte aqueles que não trazem benefícios reais. Nunca misture ingredientes incompatíveis, como ácidos e retinol ao mesmo tempo.
  4. Reintrodução gradual: Quando sua pele começar a se estabilizar, você pode gradualmente reintroduzir ingredientes ativos, sempre seguindo a orientação de seu dermatologista. Comece com um sérum antioxidante, depois um esfoliante suave e, por fim, o retinol.
  5. Mudança de mentalidade: Aceite que sua pele não precisa ser perfeita, apenas saudável. Isso ajudará a aproveitar o processo de cuidados de forma mais tranquila.

Para restaurar a pele danificada pelo skin rot, o Método-R oferece uma rotina reparadora criada por dermatologistas, com o objetivo de fortalecer a barreira cutânea, hidratar profundamente, reduzir rugas finas, aumentar a luminosidade, uniformizar o tom e minimizar manchas. A rotina é composta por quatro produtos: um óleo limpador syndet, um esfoliante suave de uso semanal, um sérum antioxidante com vitamina C e ácido ferúlico, e um hidratante para pele sensível.

Leave a Reply

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *